Sprix®: analgésico em forma de spray nasal

Um analgésico potente e de rápida absorção

As dores de origem dental podem certamente se enquadrar nas sensações dolorosas mais severas que o humano pode sentir. Embora o cirugião-dentista tenha um acesso relativamente fácil à fonte de dor (ao contrário de um médico ao diagnosticar uma pedra no rim, por exemplo) nem sempre o atendimento pode ser imediato. Além do mais, após certos procedimentos odontológicos é possível que o profissional precise realizar um controle analgésico mais efetivo. Nessas e em outras ocasiões os analgésicos mais comuns à base de paracetamol, dipirona ou ibuprofeno podem não ser suficientes para suprir as necessidades do paciente. Muitas vezes o profissional pode sentir a necessidade de recorrer a analgésicos da classe dos opioides. Indicados para dores de moderadas a severas, essa classe de medicação requer receituário especial devido ao poder entorpecente e risco de gerar dependência, quando usado indevidamente. Uma alternativa de analgésico não opioide, com bom controle da dor moderada e rápida absorção é o Sprix®.

analgésico nasal Sprix®

Como funciona

Sprix® é composto por um  antiinflamatório não-esteroidal chamado cetorolaco de trometamina, mesma droga que compõe o Toragesic no Brasil. Este, conhecido pela possibilidade de administração sublingual, o que torna o início de ação mais rápido.   O cetorolaco de trometamina atua por inibição das ciclooxigenases 1 e 2, bloqueando consequentemente a síntese de prostagladinas.  Apesar da apresentação como spray nasal, Sprix® não deve ser inalado. A absorção da medicação deve ser feita pela mucosa nasal e não via pulmonar. A apresentação da medicação nesse formato é possível devido a alta solubilidade em água do cetorolaco. A caixa de Sprix contém 5 frascos, correspondentes a cada dia de tratamento.

Cada frasco contém quantidade suficiente para a dose diária. Ao contrário de outra droga já abordada aqui no blog também de via nasal, não se trata de uma medicação de efeito local. Pode ser utilizada inclusive em outros casos de controle da dor aguda, como pós-operatórios, traumas acidentais e dores de cabeça.

absorção medicação via nasal
A medicação é absorvida pela mucosa nasal, indo direto pra corrente sanguínea.

Indicações

Essa medicação é indicada para pacientes adultos por curtos períodos de tempo, no manejo de dor moderada a moderadamente severa, que requeriria analgésicos opioides. Não é uma medicação indicada para uso pediátrico, sendo contra-indicado para crianças menores de 2 anos. O uso de Sprix® deve ser limitado, em casos de dor aguda, não devendo exceder o período de 5 dias de tratamento.

Em um estudo comparando a biodisponibilidade da droga via nasal e via muscular, o cetorolaco de trometamina via nasal apresentou biodisponibilidade relativa de 67 a 75% em comparação à via muscular. O que pode se útil quando esta não for possível ou desejável.

Onde encontrar

Produzido pela empresa americana Cardinal Health, Sprix®  está disponível apenas nos Estados Unidos e ainda não é possível encontrá-lo no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *