DI-15: Proteção ativa contra ruídos no consultório

Uma proteção contra os ruídos. Só contra os ruídos.

DI-15 protetor ativo contra ruídos

A prática odontológica é caracterizada pela exposição a diversos ruídos que podem ser danosos à saude auditiva. A perda auditiva induzida por ruído (PAIR), por exemplo, é uma condição irreversível causada pela exposição prolongada ao ruído, sendo de natureza cumulativa. Em outras palavras, a quantidade de agressões sonoras sofridas ao longo da vida determinam o dano auditivo. Os profissionais que trabalham em ambientes ruidosos são especialmente propícios ao desenvolvimento de PAIR. Dentre estes, o cirurgião dentista e sua equipe auxiliar.

Canetas de alta e baixa rotação, sugador, bomba a vácuo, ultrassom… todos esses equipamentos podem ser fonte de barulhos excessivos. De acordo com o tempo de exposição, podem acarretar danos ao sistema auditivo humano. Estudos usando audiometria da faixas sonoras de alta frequência tem sugerido que com o aumento da exposição a ruídos e da idade em dentistas, há uma diminuição no limiar de audição.

Pensando nisso, a empresa americana fundada por dois dentistas, Dental Innovations LCC, desenvolveu um sistema de proteção auditiva, com circuito eletrônico, que filtra as ondas sonoras de forma a bloquear volumes elevados. O som ambiente entra no dispositivo e sai normalmente para os ouvidos até que um limite de provável dano auditivo seja excedido. A partir daí o aparelho irá reduzir automaticamente o volume sonoro a níveis seguros. O dentista pode ouvir normalmente o que o paciente fala, por exemplo. Mas a medida que o som ambiente aumenta, ele continuará ouvindo tudo claro, porém em um volume mais baixo. O sistema provê redução de até 15 decibéis do som ambiente.

gráfico de redução sonora do DI-15
Gráfico mostrando o dispositivo agindo  quando o ruído odontológico entra em cena.

Esse é o seu diferencial em relação a protetores auriculares comuns, que ao bloquearem o som como um todo podem tornar a comunicação do dentista com o paciente e equipe auxiliar um pouco difícil. Um fator que pode influenciar a quantidade de dentistas que procuram se prevenir da PAIR, usando proteção auricular.

O aparelho está a venda na página da empresa e custa 625 dólares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *