Navegação dinâmica: Odontologia guiada por imagens 3D em tempo real

Guiando a prática odontológica

As radiografias iniciaram uma nova era no tratamento médico/odontológico. Informações valiosíssimas sobre estruturas internas do corpo humano tornaram-se a partir de então mais um recurso no arsenal diagnóstico do clínico . Radiografias, porém, são bidimensionais ( nada mais são que sombras do que realmente existe, diriam os professores de radiologia) e estão sujeitas a falhas de interpretação. A evolução da imagiologia veio com o advento das tomografias computadorizadas (TC). Entregando informações sobre as estruturas do corpo humano em 3 dimensões,  acrescentaram um novo patamar de fidelidade no diagnóstico clínico. Nesse contexto surge o conceito de navegação dinâmica como forma de auxiliar o clínico em procedimentos de implantodontia e endodontia.

sistema de navegação dinâmica

Navegação dinâmica na Implantodontia

Atualmente não se concebe o planejamento reabilitador com implantes dentários sem o auxílio da Tomografia Computadorizada Cone Beam (TCCB) . Cada vez mais nítidas e fornecendo medições precisas da área a ser reabilitada, são fundamentais na confecção de um bom guia cirúrgico, aparato que auxilia o profissional a posicionar os implantes dentários de forma otimizada, diminuindo as chances de erro na técnica.

Guia cirúrgico
Guia cirúrgico. Grande aliado do clínico, principalmente na instalação de múltiplos implantes.

Mesmo com vários benefícios, o guia cirúrgico pode apresentar alguns inconvenientes como dificuldade para visualizar o local de inserção da broca cirúrgica, acesso restrito para irrigação, tempo extra para confecção do mesmo, entre outros. Aí entraria a navegação dinâmica.

Composta por um aparelho que combina as imagens da TCCB com sensores que detectam a posição em tempo real do contra-ângulo, a cirurgia guiada por navegação dinâmica oferece um conjunto de informação que dispensam o uso de guia cirúrgico e orientam o clínico à medida que o mesmo está operando.

O sistema é composto por um contra-ângulo com marcadores, rastreador acoplado ao maxilar a ser tratado (um dispositivo que serve de referência para o software que manipula as imagens), sensores acoplados ao refletor odontológico e um software que processa as informações e fornece as imagens. O vídeo a seguir mostra detalhes de como o sistema funciona.

Acesso guiado na Endodontia

Da mesma forma, a navegação dinâmica pode ser utilizada na Endodontia. Nesse caso o auxílio seria na realização de cavidades de acesso ultraconservadoras, que preservam a estrutura natural do dente a ser tratado, assim como o acesso preciso a sistemas de canais radiculares com calcificações severas.

O advento do microscópio clínico assim como do ultrassom na endodontia inaugurou uma nova forma de se trabalhar em canais calcificados. No entanto, dentes calcificados ainda representam um  grande desafio.  Mesmo com toda a tecnologia disponível, requerem extrema habilidade, paciência e experiência do endodontista.

canal calcificado
Canais calcificados podem ser um desafio mesmo para os endodontistas mais experientes.

O artigo do professor  L. Stephen Buchanan que começa com um sugestivo “Não existem ateus em um dente calcificado” descreve a técnica, mostrando interessantes casos clínicos resolvidos com “acesso dinâmico guiado por tomografia computadorizada”.   As vantagens segundo o autor seriam, além da precisão, a rapidez e a comodidade de dispensar o uso de guias estáticos (confeccionados com auxílio da TCCB, semelhantes aos usados em implantodontia) . Guias que requerem um tempo adicional de confecção o qual paciente e dentista podem não estar dispostos a esperar.

Uma demonstração de como funciona a Endodontia guiada dinamicamente pode ser conferida no vídeo a seguir:

O arsenal tecnológico requerido para a técnica de navegação dinâmica talvez não seja tão acessível para a grande maioria dos endodontistas. Além dos sensores, rastreadores e software necessários ao equipamento, é preciso dispor de um tomógrafo no consultório para realização da TCCB com o rastreador acoplado ao maxilar a ser tratado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *