Mendeley: o domador de referências

homem com laptop

A ideia é simples: organizar as citações durante a redação do texto e confeccionar as referências, formatando em tempo real, enquanto você escreve o trabalho. Quem já teve a experiência de esperar terminar o trabalho inteiro para depois organizar as 50 citações feitas, nas referências ao final, imagina o potencial dessa ferramenta. Se você está cursando graduação, especialização, mestrado ou doutorado e ainda não conhece o Mendeley, esse post veio pra facilitar sua vida. Na verdade não é a única plataforma do tipo. Há plataformas como  Endnote e Zotero, por exemplo. Mas usaremos a experiência de uso deste que vos escreve para focar no Mendeley, desenvolvido pelo grupo Elsevier

logomarca mendeley

 

 O Mendeley é uma plataforma completa para gerenciamento de referências, sejam elas artigos científicos, páginas da internet ou capítulos de livro. Com ele é possível:

  • Organizar e dividir artigos em lidos e não lidos
  • Fazer anotações em cada um deles
  • Destacar as partes mais importantes
  • Inserir tags de forma a facilitar a divisão por assuntos
  • Organizar os artigos por autor, ano de publicação, título ou data de adição à plataforma

Depois de organizados os artigos na sua biblioteca, você insere a citação à medida que for preciso no texto e o Mendeley organiza as referências em tempo real, lá no final da monografia, TCC, tese, artigo ou dissertação.

tela inicial Mendeley
Onde a mágica acontece

Claro, a plataforma oferece diversos padrões de formatação (cerca de 6.000), como o nosso querido ABNT. Você pode redigir seu trabalho em Word, Libre Office ou Pages e usufruir dessas facilidades do Mendeley através de um plugin. Há também um plugin do Chrome para salvar os artigos disponíveis na internet e já disponibilizar na sua biblioteca de artigos.

A plataforma é hospedada na nuvem. Logo se qualquer dano ocorrer ao seu computador durante o desenvolvimento do trabalho toda a organização das referências assim como artigos adquiridos não serão perdidos. A redação do seu trabalho também não será perdida já que você sempre salva os seus arquivos importantes na nuvem, não é mesmo? NÃO É MESMO?!

O Mendeley não está disponível em português, mas é possível encontrar tutoriais como esse no YouTube explicando passo-a-passo como utilizá-lo. Levando em consideração que a plataforma é gratuita e que tempo é dinheiro, podemos fazer uma dedução forçada de que seu uso pode lhe salvar alguns reais. Bom proveito!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *