Detecção de cáries e fraturas por transiluminação com CariVU™

A detecção de cáries interproximais pode ser algo difícil de ser realizado apenas com exame visual. As radiografias periapical e interproximal têm sido  excelentes aliadas no diagnostico desse tipo de lesão. A empresa de imagem digital DEXIS lançou no mercado um produto que auxilia esse diagnóstico sem uso de raios x, o CariVU.

CariVU

O conceito é baseado na utilização de luz com comprimento de onda próximo ao infravermelho (750-1500nm),  mais conhecido como luz NIR (near-infrared) que é praticamente invisível ao olho humano. Esse tipo de luz se espalha menos e penetra mais profundamente nos objetos. Com esse método um bom contraste pode ser obtido entre áreas cariosas e tecidos sadios adjacentes. Por ser invisível ao olho humano, as imagens são captadas por uma câmera e apresentadas em tempo real no computador, através de uma conexão USB. Dessa forma é possível obter imagens que lembram bastante as radiografias tradicionais, onde lesões cariosas ou defeitos no esmalte são identificados como áreas escuras, semelhante a áreas radiolúcidas. Não é necessário profilaxia prévia da região, calibrar o dispositivo ou ter qualquer experiência com códigos de cores ou indicadores numéricos, segundo o fabricante. O aparelho conta com pontas intercambiáveis e autoclaváveis.

 

imagem do cariVU indicando cárie
Imagem obtida pelo CariVU indicando lesão interproximal

 

linha de fratura carivu
Linhas de fratura observáveis pelo CariVU

Pelas próprias características do aparelho, o mesmo não é eficiente no diagnóstico de infiltrações cariosas em restaurações extensas, cáries sob coroas protéticas ou cáries subgengivais. Segundo um estudo de 2017, Clinical evaluation of near-infrared light transillumination in approximal dentin caries detectiona transiluminação por luz NIR pode ser usada como um método alternativo para a detecção de cáries proximais, sendo preferível a métodos radiográficos.

Aqui podemos ver um pequeno vídeo promocional do aparelho:

O mesmo aparelho é comercializado pela Kavo com o nome de Diagnocam, no entanto nenhum dos dois é vendido no Brasil. Nos Estados Unidos, está disponível pela bagatela de cerca de 5 mil dólares.

2 Replies to “Detecção de cáries e fraturas por transiluminação com CariVU™”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *