Amígdalas e língua podem dar indícios de hábitos de sono.

Um estudo novo publicado pelo Saudi Medical Journal encontrou que o tamanho das amígdalas de uma pessoa pode indicar  seu risco de desenvolver Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). Da mesma forma, marcas de dentes impressas nas laterais da língua pode indicar que ela é muito grande para a cavidade oral, podendo ser outro sinal de alerta para essa condição.

A SAOS é uma condição em que as vias aéreas superiores são bloqueadas durante a noite, causando repetidas interrupções na respiração durante o sono. Em casos severos, essa desordem pode levar a dificuldades de aprendizado e memória, assim como ataques cardíacos, arritmia cardíaca, AVC, depressão, entre outras condições.

Os pesquisadores examinaram 200 pacientes em clínicas da University of Dammam College of Dentistry, na Arábia Saudita. Os participantes foram convidados a preencher o questionário de Berlin, uma avaliação de triagem para SOAS.

Dos 200 participantes, 23% estavam sob risco de desenvolver SOAS, sendo 80% destes do gênero masculino. Obesidade, amígdalas aumentadas e impressões dentárias na língua foram os fatores mais comuns entre pessoas consideradas de alto risco.

Os achados podem ajudar os cirurgiões-dentistas a identificar e encaminhar potenciais pacientes acometidos por SOAS ao devido tratamento e consequente melhora na qualidade de vida.

Fonte: http://www.huffpostbrasil.com/entry/sleep-apnea-dentist-tongue-tonsil_us_56e04e17e4b0b25c91804c4c

5 Replies to “Amígdalas e língua podem dar indícios de hábitos de sono.”

1. oi minha filha está com ondulações na lateral de sua língua é grave por favor gostaria que me ajudassem me orientando o que devo fazer ela range os dentes quando está dormindo.

1. Olá. Obrigado pelo comentário. É importante que um profissional a examine e verifique se as ondulações estão relacionadas a um tamanho acentuado da língua de fato ou seja devido a outro tipo de condição. Da mesma forma, o exame clínico é importante para detectar sinais de bruxismo e/ou briquismo e dar condições ao dentista de propor o melhor tratamento.

2. Hola tengo en los laterales de la lengua como pequeños bultos o ondulaciones color piel, se habian achicado pero ahora parecen estar un poco mas grandes,son 3 de cada lado. Que puede ser?